quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Troféu NHK - Dança curta (resultados e análise)

Os resultados da dança curta foram os seguintes:

1.º - Davis & White (Estados Unidos) --- 69.86pts
2.º - Shibutani & Shibutani (Estados Unidos) --- 60.84pts
3.º - Ilinykh & Katsalapov (Russia) --- 59.96pts
4.º - Orford & Williams (Canadá) --- 49.76pts
5.º - Reed & Reed (Japão) --- 48.33pts
7.º - Huang & Zheng (China) --- 45.99pts
8.º - Yu & Zhang (China) --- 40.92pts
 
Análise
Davis & White conseguiram uma pontuação na dança curta que confirma o favoritismo que lhes era atribuído antes do início desta prova. Parece claro que eles são os principais candidatos à medalha de ouro e que o bilhete para a final do grande prémio só lhes fugirá em circunstâncias muito excepcionais. A dança curta correu-lhes muito bem e todos os elementos tiveram um grau de execução positivo. Curiosamente, apenas os twizzles (7.07pts) e a figura de elevação (5.21pts) foram de nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se podem tocar (8.36pts) foi de nível 3. As duas sequências da Yankee Polka (12.86pts) foram respectivamente de nível 3 e nível 2 embora o padrão desses passos tenha sido mais amplo do que aquilo que fizeram no Skate America. Os componentes situaram-se entre 9.11 e 9.50. Meryl & Charlie sofreram um ponto de dedução devido ao facto da figura de elevação ter ultrapassado os 6 segundos que são permitidos pelas regras. Agora que já vimos as danças curtas de praticamente todos os patinadores de topo posso dizer que Meryl & Charlie constituem o par com o melhor programa até agora. O look, a coreografia, a boa forma, a correcção e a limpeza com que executam os elementos está um patamar acima daquilo que os outros pares têm mostrado até agora nomeadamente os seus grandes rivais Virtue & Moir.
Os irmãos Maia e Alex Shibutani estão neste momento em segundo lugar. Eles são excelentes no que diz respeito à técnica base da sua patinagem e aparecem sempre muito bem compostos. No entanto, se por um lado louvo o facto deles arriscarem um tipo de música que ainda não tinham interpretado antes, por outro parece-me que foi um erro escolher um tema que foi famosamente usado pelos lendários Isabelle e Paul Duchesnay. É que a performance dos manos Duchesnay foi de tal maneira forte que as pessoas ainda não se esqueceram. Um par tão jovem como os Shibutani devia procurar o seu estilo próprio e não colar-se aquilo que já foi feito por outros campeões. Se repararem bem os manos Shibutani têm uma postura que tem muito a ver com danças de salão e não descolam disso. Focando-me nos aspectos positivos saliento que todos os elementos técnicos que eles executaram foram considerados como tendo um grau de execução positivo. Os twizzles (6.93pts) e a figura de elevação (4.86pts) tiveram nível 4. As duas sequências da Yankee Polka foram respectivamente classificadas de nível 3 e 2, tendo-lhes rendido 11.28pts. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi meramente de nível 2 mas foi bem executada, tendo-lhes rendido 6.29pts. Os componentes foram balizados entre 7.64 e 8.04.
Ilinykh & Katsalapov não estiveram tão bem como na Taça da Russia no que diz respeito à execução dos twizzles pois ele teve um ligeiro problema. Esse elemento ficou classificado com nível 3 e 5.43pts. A sequência de passos em que os patinadores não se podem tocar foi bem executada (8.07pts) e foi classificada de nível 3. A figura de elevação de nível 4 rendeu-lhes 5pts.
No entanto, julgo que o maior problema técnico de Ilinykh & Katsalapov foi o facto de uma das duas sequências de Yankee Polka ter sido classificada de nível 1 enquanto a outra foi de nível 3.  O total de pontos dessas duas sequências foi de 9.93. Os componentes oscilaram entre 8.14 e 8.50. Os russos podiam estar em segundo lugar não fosse o caso de terem sido penalizados em -2 pontos. Devo dizer, comparando com o que disse sobre os manos Shibutani, que Ilinykh & Katsalapov formam um par muito jovem mas que já tem um estilo próprio. A música e o tipo de coreografia e interpretação que escolheram para os seus programas desta época não têm igual. Ou seja, eles destacam-se a nível artistico pela diferença e isso, no meu entender, é muito positivo.
 
Imagens de Meryl Davis e Charlie White











 

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