sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Troféu Eric Bompard 2013 - Homens (Curto)

No dia 15 de Novembro de 2013 teve lugar o programa curto masculino no Troféu Eric Bompard 2013, em patinagem artística no gelo.

RESULTADO

1.ºPatrick Chan

Canadá
98.52pts

2.ºYuzuru Hanyu

Japão
95.37pts

3.ºJason Brown

EUA
84.77pts

4.ºHan Yan

China
84.34pts

5.ºFlorent Amodio

França
73.65pts

6.ºMichal Brezina

Rep. Checa
71.91pts

7.ºNan Song

China
71.36pts

8.ºAlexander Majorov

Suécia
59.72pts

ANÁLISE
Patrick Chan bateu o seu próprio record do mundo para a nota mais elevada de sempre num programa curto. Ele já era o anterior detentor deste record devido à nota que recebeu nos Mundiais de 2013. 98.52pts é uma nota enorme! Chan inicou o seu esquema com uma excelente combinação de quadruplo toe-triplo toe loop (16.26pts), a que se seguiu um triplo axel (10.07pts). No triplo axel, após ver a repetição, fiquei com dúvidas sobre se a última volta do salto tenha sido verdadeiramente completa. No entanto, ele recebeu a nota nesse elemento como se tivesse sido executado correctamente. Depois foi a vez de um peão de nível 3 que lhe rendeu 3.44pts. O triplo lutz (8.10pts) foi executado na segunda metade do esquema e isso fez com que o elemento fosse valorizado em mais 10%. Logo de seguida Chan fez um peão de nível 4 (5.90pts). A sequência de passos também foi de nível 4 (5.90pts). O último elemento técnico foi um peão de nível 4 (4.50pts). Chan esteve no seu melhor. A suavidade com que consegue fazer as lâminas deslizarem no gelo é estonteante. Do ponto de vista artístico, Chan está como peixe na água neste tipo de coreografia. Os seus movimentos de braços são fantásticos e adequaram-se perfeitamente à música. A suas notas dos componentes foram muito boas. Os juízes atribuíram-lhe 9.25 na perícia, 8.93 nas transições/passos de ligação, 9.25 na performance/execução, 9.29 na coreografia/composição e 9.46 na interpretação. Aliás, no que diz respeito à interpretação, dois juízes atribuíram-lhe 10.00 nesse segmento.
Yuzuru Hanyu foi o último a patinar no programa curto e ouviu a nota que Chan recebeu. O jovem japonês não pareceu minimamente afectado psicologicamente com o sucesso de Chan e patinou um programa espectacular, respondendo quase à letra ao desafio do canadiano. Hanyu alcançou mesmo uma nota técnica superior à de Chan embora a margem seja muito curta (52.72 contra 52.34). Hanyu começou o seu programa curto com um excelente quadruplo toe loop (12.30pts). Os restantes dois elementos de salto foram executados na segunda metade do esquema: um triplo axel (12.06pts) e uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (12.01pts). Todos os seus peões foram de nível 4 (11.98pts). A sequência de passos foi de nível 3 (4.37pts). Mas por que é que Hanyu ficou classificado atrás de Chan? A resposta é devido às notas nos componentes do programa. Hanyu recebeu 8.54 para a perícia, 8.29 para as transições/passos de ligação, 8.71 para a performance/execução, 8.54 para a coreografia/composição e 8.57 para a interpretação.
Jason Brown não fez nenhum salto quadruplo no programa curto mas esteve à mesma muito bem. Ele executou um triplo axel (9.64pts), uma combinação de triplo flip-triplo toe loop (10.50pts) e um triplo lutz (8.00pts). A sequência de passos (5.50pts) e os peões (12.34pts) foram todos de nível 4. Nos segmentos da segunda nota, ele recebeu 7.46 na perícia, 7.54 nas transições/passos de ligação, 7.93 para a performance/execução, 7.75 na coreografia/composição e 8.11 na interpretação.
Han Yan não está muito distante de Jason Brown em termos de pontos, o que ainda lhe permite sonhar com um lugar no pódio neste troféu. Yan viu a sua combinação de triplo lutz com triplo toe loop (10.61pts) ser penalizada com grau de execução negativo. As décimas que perdeu nesse elemento fizeram-no ficar atrás de Brown. Nos outros saltos não teve problemas. O triplo axel foi fantástico (11.21pts) e o quadruplo toe loop (11.87pts) idem. Dois dos seus peões foram de nível 3 e o último foi de nível 2 (total de 8.75pts). A sequência de passos foi de nível 3 (3.94pts). Nos componentes, os juízes atribuíram-lhe 7.75 na perícia, 7.32 nas transições/passos de ligação, 7.64 na performance/execução, 7.64 na coreografia/composição e 7.61 na interpretação.
 
 
 
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Song
 
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