domingo, 23 de outubro de 2016

GP Skate America 2016 - Senhoras

GP Troféu Skate America 2016


Em Chicago (Estados Unidos)

Nos dias 21 e 22 de Outubro de 2016




Análise




Ashley Wagner, vice-campeã mundial 2016, era uma das principais favoritas à conquista de uma medalha neste primeiro grande prémio da temporada 2016/2017. Wagner não deixou os seus créditos em mãos alheias e arrecadou a medalha de ouro. O troféu Skate America é encarado como sendo super importante para as patinadoras estado-unidenses visto que a categoria de senhoras é a que mais atenções atrai nos Estados Unidos. É uma prova que tem destaque na imprensa nacional e que pode chamar a atenção do público e de patrocinadores. Também é uma prova em que se começam a marcar posições para os campeonatos nacionais e por isso é importante conseguir um bom resultado para ganhar algum favoritismo e confiança do ponto de vista psicológico. No actual panorama da patinagem feminina dos Estados Unidos fala-se da rivalidade entre Ashley Wagner e Gracie Gold. Neste grande prémio Ashley Wagner já leva um bom avanço face à sua rival.


Ashley Wagner conquistou o público no programa curto ao patinar ao som de um arranjo da popular música “Sweet Dreams (Are made of these)” de Annie Lennox. A música e a coreografia assentam-lhe que nem uma luva ao seu estilo. E se há coisa que Ashley sabe fazer é apresentar bem uma coreografia. O programa recebeu uma excelente nota de 69.50pts. Os peões conseguiram um total de 10.50pts e foram todos classificados com o nível 3. A sequência de passos obteve 4.51pts e também foi de nível 3. Em termos de saltos, a combinação de triplo flip-triplo toe loop foi o elemento inicial do programa e ficou com o valor base de 8.30pts. A maior parte dos juízes foi condescendente com ela neste elemento pois o triplo toe loop foi claramente incompleto, ou seja, faltou um pouco para que a terceira rotação fosse efectivamente completa. No entanto, apenas dois juízes aplicaram -1 na escala do grau de execução. O triplo loop (6.91pts) e o duplo axel (4.56pts) foram realizados na segunda metade do esquema para beneficiar de pontuação bónus no valor base. As suas médias nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota foram muito boas: 8.68 na perícia, 8.32 nas transições, 8.82 na performance, 8.71 na composição e 8.86 na interpretação da música.


Ashley Wagner foi segunda no programa livre com uma pontuação de 126.94pts. Mais uma vez Ashley conseguiu cativar o público com uma boa interpretação. No entanto, em termos técnicos ocorreram algumas falhas em elementos de saltos. Na combinação de triplo flip-triplo toe loop (7.90pts), a terceira rotação do toe loop não foi de facto completada e, ao contrário do que aconteceu no curto, o elemento foi punido com grau de execução negativo. No triplo flip isolado também faltou rotação pelo que os juízes tiveram de aplicar grau de execução negativo. Esse elemento ficou com 3.97pts. A combinação de triplo loop-toe loop simples (5.05pts) perdeu pontos devido a uma recepção um pouco deficiente no primeiro salto e à segunda parte da combinação não ter sido feita de acordo com o planeado e essa alteração ter sido bem perceptível. Essa combinação foi punida com grau de execução negativo. A combinação de triplo lutz-duplo toe loop (5.15pts) também foi penalizada pois a definição de entrada do lutz foi claramente incorrecta. Os saltos que receberam grau de execução positivo foram os dois duplo axel isolados (4.23pts e 4.01pts respectivamente) e o triplo loop (6.81pts). Na sequência de passos de nível 3 ela conseguiu amealhar 4.66pts. Sinceramente achei que em comparação com a de Mao Asada, a da japonesa foi claramente melhor mas ficou exactamente com os mesmos pontos… A sequência coreográfica rendeu-lhe3.60pts. Nos peões ela conseguiu 11.50pts, sendo que os primeiro foi de nível 4 e os outros foram de nível 3. No que diz respeito aos segmentos dos componentes, as suas médias fixaram-se em 8.71 na perícia, 8.43 nas transições, 8.79 na performance, 8.82 na composição e 9.04 na interpretação da música. Apesar das falhas nos saltos, Ashley tem uma capacidade enorme em disfarçar erros. Além disso, como ela tem uma presença forte em pista e exibe auto confiança por todos os poros, é fácil ter a tendência de nos concentrarmos no lado artístico e descurarmos os erros. Mesmo assim penso que Ashley foi uma justa vencedora nesta prova.


Mariah Bell foi a grande surpresa desta competição ao conseguir alcançar a medalha de prata. Ela foi sexta no programa curto com 60.92pts mas não se deixou abater e venceu o programa livre com uma nota de 130.67pts.


O programa curto de Mariah Bell teve dois elementos punidos com grau de execução negativo: a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (8.20pts) e o triplo flip (5.63pts). O principal problema da combinação foi que no triplo toe loop a terceira rotação não foi de facto completada pela patinadora. O duplo axel recebeu 3.92pts. Tanto o flip como o axel foram efectuados na segunda metade do esquema. O peão layback (3.70pts) foi de nível 4, o peão flying sit (3.03pts) foi de nível 3 e o peão de combinação (2.93pts) foi de nível 3. A sequência de passos obteve 3.60pts e foi classificada com o nível 2. Nos segmentos dos componentes, as médias alcançadas por Mariah Bell foram de 7.25 na perícia, 7.32 nas transições, 7.64 na performance, 7.50 na composição e 7.68 na interpretação da música.


No programa livre, Bell apenas teve um elemento punido com grau de execução negativo: foi a combinação de triplo flip-loop simples-duplo salchow (7.50pts). A definição de entrada no triplo lutz isolado não foi limpa mas apenas dois juízes marcaram -1 pelo que o elemento acabou por conseguir grau de execução positivo e pontuar 6.70pts. Os outros saltos realizados foram a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.40pts), triplo loop (5.70pts), combinação de duplo axel-duplo toe loop (5.10pts), duplo axel isolado (4.34pts) e triplo flip (6.93pts). A sequência de passos cumpriu os critérios exigidos para o nível 3 e pontuou 4.09pts. Na sequência coreográfica, ela obteve 3.20pts. Em termos de peões, os três totalizaram 11.26pts, sendo que o primeiro foi de nível 4, o segundo foi de nível 3 e o último foi de nível 2. As médias obtidas nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota foram de 7.93 na perícia, 7.75 nas transições, 8.32 na performance, 8.07 na composição e 8.21 na interpretação da música.


A japonesa Mai Mihara pode ficar contente com o seu resultado no Skate America. A jovem japonesa conquistou a medalha de bronze logo na sua estreia no circuito do grande prémio sénior.


Mihara foi segunda classificada no programa curto com uma nota de 65.75pts. Eu fiquei impressionada com a sua prestação principalmente porque o salto isolado foi o último elemento do programa. Começa a ser hábito para muitas patinadoras colocar o salto isolado na segunda metade do esquema para obter um bónus no valor base mas deixá-lo mesmo para último elemento é uma raridade. Parabéns a Mai Mihara por ter arriscado. Ela começou por realizar uma combinação de triplo lutz-triplo toe loop (11.40pts), a que se seguiram o peão flying sit (3.93pts) e o peão de combinação (4.07pts) ambos de nível 4. Na segunda parte do esquema ela realizou o duplo axel (4.42pts), o peão layback (3.27pts) de nível 4, a sequência de passos (3.80pts) de nível 3 e o triplo flip (4.83pts). O triplo flip foi o único elemento punido com grau de execução negativo. Nos segmentos dos componentes houve um juiz que não se mostrou impressionado mas esteve isolado no painel. As suas médias nos segmentos dos componentes foram boas: 7.71 na perícia, 7.18 nas transições, 7.61 na performance, 7.54 na composição e 7.50 na interpretação da música.


Mai Mihara foi terceira no programa livre com uma nota de 123.53pts. Tecnicamente a japonesa foi superior a Ashley Wagner mas a nota dos componentes fez toda a diferença. Houve apenas um elemento punido com grau de execução negativo: a combinação de triplo lutz-triplo toe loop (6.33pts) da segunda metade do esquema. É que a última rotação do toe loop não foi efectivamente realizada. Curiosamente, Mihara jogou com as regras e colocou duas combinações de triplo lutz-triplo toe loop. É uma situação legal mas com esta combinação de saltos é a primeira vez que vejo. Foi uma decisão interessante da equipa técnica dela pois é um elemento muito valioso. A primeira combinação de triplo lutz-triplo toe loop no programa livre correu bem e rendeu-lhe 11.60pts. Os restantes saltos apresentados no livre foram o triplo flip (6.30pts), o duplo axel (3.87pts), combinação de duplo axel-duplo toe loop (5.49pts), triplo loop (6.61pts) e duplo salchow (1.46pts). Estava previsto que Mihara executasse um triplo salchow em vez de duplo mas eu penso que lhe estavam a faltar um pouco as forças visto que esse foi o último salto do esquema. Mihara ainda está a adaptar-se ao escalão sénior e nos juniores os programas livres exigem menos elementos do que aqui. Os peões conquistaram 12.07pts e conseguiram todos o nível 4. A sequência de passos foi classificada com o nível 3 e obteve 4.01pts. A sequência coreográfica pontuou 3.10pts. As médias obtidas nos segmentos dos componentes foram de 7.96 na perícia, 7.57 nas transições, 8.00 na performance, 7.86 na composição e 7.79 na interpretação da música.


É sempre um gosto ver Mao Asada patinar. A sua leveza, qualidade base de patinagem, capacidade de interpretação da música são maravilhosas mas neste evento ela só conseguiu o sexto lugar, tendo ficado com uma pontuação total que a deixou bem longe do pódio.


Mao Asada conseguiu uma pontuação de 64.47pts no programa curto. O primeiro elemento foi um duplo axel (4.23pts) logo seguido da combinação de triplo flip-duplo loop (4.90pts). A combinação foi penalizada em sede de grau de execução pois o a terceira rotação do flip não foi completada. Faltou-lhe cerca de ¼ de volta. O terceiro elemento foi o peão flying spin (3.77pts) que cumpriu os critérios necessários para o nível 4. Depois foi a vez do triplo loop (5.81pts) já na segunda metade do programa. Seguiram-se o peão layback (3.41pts) e o peão de combinação (4.50pts) ambos de nível 4. O programa terminou com a sequência de passos de nível 3 que recebeu 4.37pts. Do que vi nesta prova pareceu-me que a sequência de passos foi mais do que suficiente para o nível 4 e isso teria aumentado o valor base do elemento. No entanto o controlador técnico achou que a dita sequência só chegou para o nível 3. Nos segmentos dos componentes ela ficou com médias de 8.43 na perícia, 8.11 nas transições, 8.39 na performance, 8.43 na composição e 8.50 na interpretação. Apesar das boas médias, houve um juiz que entendeu que o programa só merecia 7.75 na composição e 7.75 na interpretação. 7.75 para o que é uma das melhores coreografias vistas nesta temporada até agora e tendo em conta o que ela apresentou nesta prova parece-me severo.


Mao Asada foi sexta classificada no programa livre com uma nota de 112.31pts. Três dos elementos de salto foram punidos com grau de execução negativo: o triplo lutz (3.60pts), o axel simples (0.81pts) e o triplo salchow (1.31pts). No axel simples era suposto que ela tivesse tentado uma combinação de duplo axel-duplo toe loop ou de duplo axel-triplo toe loop. Pareceu-me que ela não conseguiu entrar bem no axel pois tinha o eixo de rotação desalinhado e por isso não foi capaz de reunir o impulso suficiente para a rotação no ar. Para evitar uma queda ela teve de abortar o salto. Pareceu-me também que pode ter havido algum lapso de concentração em consequência disso pois o erro no triplo salchow ocorreu logo de seguida. Ela tinha planeado fazer um triplo flip como elemento seguinte ao triplo salchow mas acabou apenas por efectuar um duplo flip que ficou com o valor base de 2.09pts. Os saltos que beneficiaram de grau de execução positivo foram o duplo axel (4.23pts), a combinação de triplo flip-duplo loop (7.90pts) e triplo loop (6.21pts). Nos peões ela conseguiu amealhar 11.84pts, sendo que todos alcançaram o nível 4. A sequência de passos obteve 4.66pts e foi de nível 3. Mais uma vez discordo da atribuição do nível. A mim pareceu-me que os critérios para o nível 4 foram todos preenchidos. A sequência coreográfica rendeu-lhe 3.70pts. Nos segmentos dos componentes as suas médias fixaram-se em 8.36 na perícia, 7.93 nas transições, 8.14 na performance, 8.43 na composição e 8.36 na interpretação da música.


Gracie Gold ficou desalentada com o seu resultado nesta competição. Ela queria lutar por um lugar no pódio e acabou por ficar sem medalha. O seu quinto lugar no Skate America compromete as suas aspirações de se qualificar para a grande final que se vai realizar em Dezembro. Além disso, este resultado foi também um rude golpe na sua reputação pois as atenções da imprensa americana que esteve a cobrir o evento estavam muito focadas nela. A queda no triplo flip no programa curto e mais duas quedas no programa livre para além de outros pequenos erros acumulados não deixaram boa impressão a muita gente. É claro que todos nós sabemos que ela tem muitas capacidades e talento natural mas acho que é cedo demais para riscá-la da lista de favoritas. Estamos numa fase em que as patinadoras ainda não estão no seu pico de forma e até aos campeonatos nacionais ainda muita coisa pode acontecer. O que mais me surpreendeu foi a atitude cabisbaixa que ela demonstrou no decorrer da competição e a maneira como demonstrou isso quando falou com a imprensa. Enfim… todos nós podemos ter dias maus. O que importa é reagir.








Vídeos

Ashley Wagner
Programa curto

Programa livre


Mariah Bell
Programa curto

Programa livre


Mai Mihara
Programa curto

Programa livre


Gabrielle Daleman
Programa curto

Programa livre


Gracie Gold
Programa curto

Programa livre


Mao Asada
Programa curto

Programa livre







Resultado final



Sem comentários:

Enviar um comentário