quinta-feira, 3 de novembro de 2016

GP Skate Canada 2016 - Dança

Skate Canada 2016


Em Mississauga (Canadá)

Entre os dias 27 e 30 de Outubro




Análise




A categoria de dança foi emocionante do início ao fim. Houve quem não gostasse do ajuizamento da competição mas é inegável que vimos várias performances com muita qualidade.

Tessa Virtue & Scott Moir continuam a trilhar o seu regresso à patinagem de competição e mais parece que eles nem sequer estiveram ausentes. Esta foi a sua segunda prova da temporada e já contam com duas medalhas de ouro e com o estatuto de líderes recuperado.

A dança curta foi excelente. Patinada ao som de músicas de Prince, esta dança curta tem todos os ingredientes que fizeram com que os fãs se apaixonassem por Virtue & Moir. Excelente coreografia e interpretação bem como os elementos técnicos bem encadeados no esquema. A sua nota na dança curta foi estrondosa: 77.23pts que lhes permitiu vencer esta fase da competição. Todos os elementos técnicos beneficiaram de grau de execução positivo, com diversos +2 e +3. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam (10.40pts), a sequência parcial de passos (9.30pts) e os passos obrigatórios (5.60pts) foram classificados com o nível 3. Os twizzles (7.97pts) e a figura de elevação (6.30pts) preencheram os critérios exigidos para o nível 4. As suas notas nos segmentos dos componentes foram magníficas, o que lhes permitiu obter médias de 9.32 na perícia, 9.18 nas transições, 9.50 na performance, 9.50 na composição e 9.57 na interpretação da música/timing. No que diz respeito à escala de cada juiz, a juiz canadiana atribui-lhes a nota de 10.00 nos segmentos da performance e da composição. Na minha modesta opinião, o programa resultou muito melhor aqui no Skate Canada no que no Autumn Classic.

A dança livre recebeu uma pontuação de 111.83pts e isso fez com que eles ficassem em segundo lugar nesta fase da competição. Todos os elementos técnicos conseguiram obter grau de execução positivo embora tivesse havido um elemento onde isso foi discutível mas já lá vamos. Em primeiro lugar as críticas… Lamento mas vou ter que ser um pouco mazinha. A sua dança livre é bonita mas parece que já vimos isto 500 vezes e não se destaca em nada comparando com o que já apresentaram na sua carreira. Este par já foi capaz de apresentar uma Carmen audaciosa e danças arrebatadoras como a da temporada 2010/2011. Esta dança livre parece uma zona de conforto semelhante à da temporada 2013/2014. Simplesmente jogar pelo seguro. Tessa e Scott são fantásticos e têm capacidade interpretativa para abordar qualquer tema. Ambos estão numa fase em que não precisam de provar nada a ninguém pois têm um palmarés invejável. Porquê esta abordagem tão conservadora? Outro problema com este programa é que eles passam muito tempo com os quatro apoios, ou seja, ambos os patinadores com os dois pés no gelo. O deslizar pode ser belo à mesma mas torna as coisas mais fáceis entre elementos. Além disso é menos cansativo. Notei também que a entrada nas duas sequências de passos foi muito aberta. Claro que isto pode ser uma coisa a ser alterada no decurso da época. Estas circunstâncias teriam de ser reflectidas nas notas da perícia e das transições mas este painel de juízes assobiou para o lado. Eles não tiveram uma única nota abaixo de nove em todos os segmentos dos componentes.

Analisando em detalhe as notas referentes aos elementos técnicos, começo pelas duas sequências de passos. A sequência de passos em círculo recebeu 9.61pts e a sequência de passos na diagonal obteve 9.46pts. Ambas foram classificadas com o nível 3. O peão foi de nível 4 e permitiu-lhes amealhar 7.14pts. No que toca a figuras de elevação, eles conseguiram um total de 17.89pts, sendo que a primeira e a segunda cumpriram os critérios para o nível 4 e a terceira foi de nível 3. Os elementos coreográficos foram o twizzle (2.30pts) e uma figura de elevação (2.70pts), correspondentes respectivamente ao sétimo e nono elementos do esquema. E os twizzles? Bem, os twizzles foram classificados com o nível 3, tendo um valor base 5.60pts. Os twizzles acumularam 0.51 ao valor base graças aos graus de execução positivo. Só que Tessa cometeu um erro bem visível na primeira sequência dos twizzles. A sua qualidade e experiência fizeram com que ela conseguisse recuperar para as sequências seguintes mas o erro já estava feito e não passou despercebido. No entanto, apenas a juiz coreana Chihee Rhee marcou os twizzles com -1 na escala do grau de execução. Tivesse este elemento sido punido com grau de execução negativo, os vencedores da competição seriam os estado-unidenses Chock & Bates. É que a diferença entre a medalha de ouro e medalha de prata foi meramente de 0.82pts…

Nos segmentos dos componentes, Tessa e Scott obtiveram médias de 9.39 na perícia, 9.29 nas transições, 9.46 na performance, 9.50 na composição e 9.54 na interpretação da música/timing. A juiz russa Lolita Labunskaya atribuiu-lhes a nota 10.00 nos segmentos de composição e interpretação.

Madison Chock e Evan Bates venceram a medalha de prata mas por pouco não tinham levado o ouro para casa. Chock & Bates foram segundos classificados na dança curta mas venceram a dança livre.

A pontuação da dança curta de Chock & Bates foi de 76.21pts. Eles já mostraram esta dança curta em duas competições anteriores mas aqui no Skate Canada resultou muito melhor. Na minha opinião Evan melhorou bastante em relação às competições que já realizaram nesta temporada pois das outras vezes parecia que só Madison se destacava. Este é um sinal positivo de evolução. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam (11.43pts), os passos obrigatórios (6.03pts), os twizzles (8.06pts) e a figura de elevação (5.79pts) foram todos classificados com o nível 4. A sequência parcial de passos (9.30pts) foi de nível 3. A sua nota técnica de partida foi de 31.80 e foi melhorada para 40.61pts devido à acumulação de graus de execução positivos. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 8.86 na perícia, 8.71 nas transições, 8.93 na performance, 9.00 na composição e 9.00 na interpretação da música/timing. Em termos de escala de cada juiz foi curioso ver que o juiz canadiano apenas marcou 7.75 no segmento das transições e não lhe atribuiu nenhuma nota acima de 8.75. Houve também dois juízes que sugeriram que fosse aplicada uma dedução por violação das regras sobre coreografia mas a sugestão foi indeferida pelo painel do controlo técnico.

Na dança livre eles obtiveram a pontuação de 112.03pts. Arrisco a dizer que esta é a melhor dança livre da sua carreira. O tema escolhido é um arranjo da famosa música “Under Pressure” que foi celebrizada por Freddie Mercury e David Bowie. O responsável pela coreografia foi o campeão olímpico de 1984 Christopher Dean. A coreografia é bem difícil mas Madison e Evan estão já em excelente forma física e deram mais do que conta do recado. Apenas a primeira sequência de passos foi de nível 3 (9.30pts). A segunda sequência de passos (10.80pts), os twizzles (7.89pts), o peão (7.31pts) e as figuras de elevação (total de 17.44pts) atingiram o nível 4. Os elementos coreográficos foram o peão (2.30pts) e uma figura de elevação (2.40pts). A nota técnica de partida foi de 42.80pts que acabou com um total de 57.44pts devido aos graus de execução positivos acumulados. Quanto à segunda nota, as médias obtidas nos componentes foram de 8.96 na perícia, 8.96 nas transições, 9.14 na performance, 9.25 na composição e 9.18 na interpretação da música/interpretação. O juiz canadiano voltou a destoar do resto do painel e não hesitou em atribuir-lhe apenas 7.75 no segmento de perícia e a mais alta que lhes deu foi de 8.50. Esse mesmo juiz esteve em discrepância com os restantes também na atribuição dos graus de execução. Enquanto os outros juízes marcaram +3 no grau de execução de vários elementos, o juiz canadiano marcou +2 em três elementos e meramente +1 nos restantes, incluindo nos twizzles.

Pipper Gilles & Paul Poirier venceram a medalha de bronze com 2.22pts de vantagem sobre o par italiano Cappellini & Lanotte que ficaram em quarto lugar.

O juiz canadiano que já mencionei em cima continuou a fazer das suas e, pela sua escala individual, colocou o par Gilles & Poirier acima de Chock & Bates, tanto nos componentes como na execução… A nota obtida na dança curta por este simpático par foi de 72.12pts. A sequência parcial de passos (9.14pts) e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam (8.83pts) foram classificadas com o nível 3 enquanto os twizzles (7.71pts), a figura de elevação (5.70pts) e os passos obrigatórios (6.20pts) preencheram os critérios do nível 4. As suas médias nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.46 na perícia, 8.43 nas transições, 8.71 na performance, 8.82 na composição e 8.75 na interpretação da música/timing.

A nota de Gilles & Poirier na dança livre foi de 110.45pts. O juiz canadiano continuou a sua saga marcando-lhe os graus de execução com +2 e +3 distribuídos por todos os elementos e, apesar dos 8.75 na perícia, deu-lhe notas de 9.00 ou mais nos restantes segmentos. Pela escala individual do juiz canadiano Gilles & Poirier ficariam à frente de Chock & Bates… Enfim. A sua coreografia para um tema de tango foi muito bem apresentada por ambos os patinadores. A composição, interpretação e performance são os pontos fortes deste par juntamente com as figuras de elevação. As duas sequências de passos receberam um total de 19.07pts e foram as ambas classificadas com o nível 3. O peão (6.97pts), os twizzles (8.14pts) e as figuras de elevação (17.87pts) atingiram o nível 4. Como elementos coreográficos, Gilles & Poirier optaram por um peão (2.10pts) e por uma figura de elevação (2.00pts). O peão coreográfico foi o quarto elemento e a figura de elevação coreográfica foi o último elemento. Nos segmentos dos componentes as suas médias foram de 8.86 na perícia, 8.89 nas transições, 9.14 na performance, 9.11 na composição e 9.25 na interpretação da música/timing.

Anna Cappellini & Luca Lanotte terminaram a competição fora do pódio e este resultado pode ter comprometido as suas aspirações à qualificação para a grande final do circuito do grande prémio que se vai realizar em Dezembro.

Na dança curta, Cappellini & Lanotte receberam uma nota de 71.08pts. Os twizzles (7.80pts), os passos obrigatórios (6.03pts) e a figura de elevação (5.79pts) cumpriram com os critérios exigidos para o nível 4. A sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de nível 3 e obteve 10.09pts. O seu maior problema ocorreu na sequência parcial de passos foi apenas foi classificada com o nível 1 e isso baixou-lhes o valor base do elemento. O grau de execução foi bom mas apenas lhes permitiu ficar com 5.30pts. Por causa do valor base na  sequência parcial de passos eles ficaram logo com cerca de 3 ou 4 pontos de desvantagem face aos seus rivais mais directos. Nos segmentos dos componentes, as suas médias fixaram-se em 8.96 na perícia, 8.86 nas transições, 9.07 na performance, 9.07 na composição e 9.11 na interpretação da música/timing.

Na dança livre, o par italiano ficou com 109.27pts. O elemento que mais os prejudicou foi a sequência de passos na diagonal (7.96pts) pois foi classificada com o nível 2 e, por causa disso, ficou com um valor base mais baixo do que aquilo que eles estavam à espera. No entanto, o grau de execução do elemento foi positivo. O problema foi mesmo em relação ao valor base. Os twizzles (8.31pts), o peão (6.63pts) e as figuras de elevação (17.44pts) preencheram os critérios necessários para o nível 4. A sequência de passos na circular (9.46pts) foi de nível 3. Os elementos coreográficos foram deixados para o final do esquema e foram um peão (2.10pts) e uma figura de elevação (2.80pts). As suas médias nos segmentos dos componentes foram de 9.00 na perícia, 8.82 nas transições, 9.18 na performance, 9.18 na composição e 9.29 na interpretação da música/timing.

Alexandra Stepanova & Andrei Bukin ficaram na quinta posição. Apesar de terem mostrado evolução e alguns elementos originais, a verdade é que tecnicamente eles têm de melhorar os níveis nas sequências de passos sob pena de perderam muitos pontos face aos seus adversários, tal como ocorreu aqui. A figura de elevação coreográfica na dança livre também devia ser revista para competições futuras. No que diz respeito à execução dos elementos, eles estiveram bem.


Vídeos

Virtue & Moir
Dança curta


Dança livre
Os vídeos que encontrei tinham o áudio bloqueado por causa dos direitos sobre a música.



Chock & Bates
Dança curta




Dança livre



Gilles & Poirier
Dança curta


Dança livre



Cappellini & Lanotte
Dança curta


Dança livre


Stepanova & Bukin
Dança curta


Dança livre



Hawayek & Baker
Dança curta


Dança livre



Fournier-Beaudry & Sorensen
Dança curta


Dança livre



Paul & Islam
Dança curta


Dança livre



Wang & Liu
Dança curta


Dança livre



Torn & Partanen
Dança curta


Dança livre


Resultado Final

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